Serviços On-line ACIRP:



Esqueceu seu código ou senha, clique aqui.

* acesso exclusivo aos associados da ACIRP

Consultas Boa Vista SCPC:



* acesso exclusivo aos associados da ACIRP

CONTATOS DIRETORIA DISTRITAIS FALE COM O PRESIDENTE HISTÓRICO MISSÃO, VISÃO E VALORES RESPONSABILIDADE SOCIAL CADESACIRP CCON
ASSISTÊNCIA À SAÚDE BANCO DE TALENTOS CÂMARA ACIRP CERTIFICAÇÃO DIGITAL CERTIFICADO ORIGEM CLUBE DE BENEFÍCIOS CONSULTAS AO Boa Vista SCPC DADOS ECONÔMICOS EDUCAÇÃO EMPRESARIAL EVENTOS / TREINAMENTOS
JUCESP ESCRITÓRIO REGIONAL LOCAÇÃO DE SALAS ORIENTAÇÃO JURÍDICA QUEM INDICA GANHA MAIS PAE PESQUISAS PROGRAMA DE ESTÁGIO PROGRAMA EMPREENDER RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGUROS
SEDE E DISTRITAL CENTRO DISTRITAL LESTE E NORTE DISTRITAL OESTE DISTRITAL SUL DISTRITAL SUDOESTE

Home » Programa Empreender

Programa Empreender

Unir para Crescer

O Programa Empreender é um conjunto de ações cujo objetivo é o desenvolvimento e fortalecimento da micro e pequena empresa, através do associativismo.


O associativismo possibilita o acesso a muito mais recursos do que qualquer empresa ou profissional possui de forma isolada. Entretanto, é conhecida a alegação de que as barreiras culturais o impediriam de se tornar uma realidade no país. O associativismo é uma realidade de norte a sul do Brasil, mais do que isso: impulsiona qualquer tipo de negócio.

Histórico

O Programa Empreender nasceu em 1991 e foi idealizado por um projeto desenvolvido pelas Associações Comerciais e Industriais de Santa Catarina, Blumenau, Brusque e Joinville, com o apoio do Governo Alemão, através da HWK - Câmara de Artes e Ofícios de Munique e Alta Baviera.


As primeiras ACIs participantes criaram uma entidade denominada Fundação Empreender com o objetivo de desenvolver a metodologia do Programa Empreender e disseminá-la no Brasil e na América Latina. O resultado obtido através desta experiência, levou a FACISC - Federação das Associações Comerciais e Industriais e o SEBRAE de Santa Catarina, com o apoio financeiro do SEBRAE - Nacional, a implantar o Projeto, a partir de 1997, em outros municípios do Estado.


A partir de 1999, o SEBRAE Nacional e a CACB - Confederação das Associações Comerciais do Brasil, iniciaram a implantação piloto do Programa Empreender em mais de 7 estados brasileiros: Alagoas, Bahia, Maranhão, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná e Sergipe. Ao final de 2001, o Programa Empreender já estava implantado em 210 municípios, de 8 estados, beneficiando diretamente 12.183 micro e pequenas empresas, distribuídas em 901 núcleos Setorialis. A partir de 2002, iniciou-se a expansão do Empreender para todas as 27 Unidades da Federação, com meta de atingir mais 650 municípios e beneficiar outras 32.500 MPE - micro e pequenas empresas, em 3.250 novos núcleos Setorialis.


A partir de outubro de 2002 o projeto foi implantado em 120 cidades do estado de São Paulo pela FACESP - Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo e pelo SEBRAE-SP. Através do esforço da diretoria da ACIRP e da parceria com o SEBRAE - Ribeirão Preto, o projeto foi implantado na ACIRP.

Youtube

Estamos no Youtube »

Vídeo Institucional

A maior associação comercial do interior paulista, com mais 6000 associados, também está presente no YouTube.

VEJA NOSSO VÍDEO INSTITUCIONAL
Facebook

ACIRP - Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto Rua Visconde de Inhaúma, 489 - Ribeirão Preto/SP - CEP 14010-100

Tel.: (16) 3512-8000

Horário de Funcionamento

Seg-Qui: 08h10 às 18h00

Sex: 08h10 às 17h00


Balcão da Boa Vista SCPC

Horário de Funcionamento

Seg-Sex: 10h00 às 16h00