JUCESP ESCRITÓRIO REGIONAL LOCAÇÃO DE SALAS ORIENTAÇÃO JURÍDICA QUEM INDICA GANHA MAIS PAE PESQUISAS PROGRAMA DE ESTÁGIO PROGRAMA EMPREENDER RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGUROS

Home » Histórico

ACIRP: 110 anos influenciando as grandes decisões de Ribeirão Preto

A Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto (ACIRP) é, desde sua criação, uma das entidades de classe mais importantes da região. Fundada em 8 de agosto de 1904 por dez empresários imigrantes, a ACIRP desde o início preocupou-se em ser a voz do empresariado ribeirão-pretano, organizando a nova classe de empreendedores atraída ao Nordeste paulista pelas grandes fazendas de café da região.

A primeira diretoria da entidade foi formada pelos empresários de origem estrangeira Albano José de Carvalho, André Martins de Andrade, Antonio Garcia de Souza, Dib Khattar, Jerônimo Hipólito, João Beschizza, José Antunes Tavares Teixeira e Pedro Marzola, além dos dois filhos de imigrantes Antonio Diederichsen e José Osório de Siqueira – este, o primeiro presidente da entidade.

Antes de se transferir, em 1954, para o Palácio do Comércio e Indústria, no cruzamento das ruas Visconde de Inhaúma e São Sebastião, edifício que ocupa até hoje, a ACIRP percorreu pelo menos outras quatro sedes: a primeira, na rua Amador Bueno; a segunda, na sobreloja da casa A Rainha da Moda, na esquina das ruas São Sebastião e Tibiriçá; a terceira, no antigo número 35 da rua Tibiriçá; e a quarta, na rua Duque de Caxias.

Ao se fixar em um dos principais cruzamentos do Centro de Ribeirão, a ACIRP consolidou ainda mais sua força e importância, ampliando a cada dia seu leque de serviços aos empresários, seja do comércio, da prestação de serviços, ou da indústria. Neste período, é de suma importância a atuação do lendário presidente Amin Antônio Calil, que esteve à frente da entidade em duas duradouras oportunidades (1941-1958 e 1962-1968) e promoveu o crescimento, ampliação, estruturação e modernização da ACIRP.

Hoje, além da sede, a entidade organiza-se em seis distritais, cada uma representando as principais regiões empresariais de Ribeirão. Além disso, a ACIRP abriga a companhia de crédito Sicoob Cooperac, sempre aberta aos empresários interessados em menores taxas e condições mais favoráveis de crédito, bem como o Serviço Central de Proteção ao Crédito (Boa Vista SCPC).

A associação oferece ainda uma vasta variedade de serviços a seus associados, como orientação jurídica e econômica, certificação digital, banco de talentos, consultas de crédito, cursos, palestras e cafés empresariais, seguros e planos de saúde, locação de salas e relacionamento com empresas e governos de outros países.

Também vital à sociedade ribeirão-pretana é o envolvimento da ACIRP em causas políticas, econômicas e sociais importantes, como a redução no número de vereadores, o projeto Cidade Limpa, a revitalização do Centro e do Calçadão, a internacionalização do aeroporto Leite Lopes, a vinda de universidades e centros de estudo para a cidade, duplicação de rodovias, o incentivo ao Distrito Empresarial, entre outras melhorias infraestruturais.

Venha conhecer e fazer parte de uma das entidades mais participativas do dia a dia econômico, político e social de Ribeirão Preto. Seja associado da ACIRP.

Seg-Qui: 08h10 às 18h00

Sex: 08h10 às 17h00