JUCESP ESCRITÓRIO REGIONAL LOCAÇÃO DE SALAS ORIENTAÇÃO JURÍDICA QUEM INDICA GANHA MAIS PAE PESQUISAS PROGRAMA DE ESTÁGIO PROGRAMA EMPREENDER RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGUROS

Projeto para regulamentar as "Feiras Itinerantes" aprovado na Cmara

As feiras itinerantes tero nova legislao em Ribeiro Preto. Aps solicitao da ACIRP, atendendo aos pedidos de comerciantes locais, a Cmara Municipal reviu a matria que rege as feiras na cidade. O vereador Rodrigo Simes apresentou projeto revogando a lei 2732/15, e disciplinando as feiras itinerantes no municpio. O projeto de lei com as alteraes foi aprovado pelo legislativo e agora ser encaminhado para sano do prefeito municipal.
"O comrcio uma das principais atividades econmicas da cidade, que gera renda, empregos e paga impostos. As feiras no fazem o mesmo, alm de no oferecem garantia nenhuma sobre a qualidade e origem de seus produtos. Solicitamos esse novo regramento, com o objetivo de proteger o comrcio local da concorrncia, muitas vezes desleal", declarou Dorival Balbino, presidente da ACIRP.
A nova legislao tem o propsito de sanar vrias deficincias da Lei anterior, em especial nos aspectos operacionais, avanando nas definies de como, onde e quando essas Feiras devem protocolar seus pedidos de alvar, quais rgos pblicos devem ser comunicados e quem tem o dever de fiscalizar, que no caso ser a Fiscalizao Geral. Dentre as alteraes propostas pela nova lei est a criao de uma Comisso Consultiva de Feiras Itinerantes, sem carter deliberativo, que ser composta de forma paritria por representantes da administrao pblica e de entidades de classe como ACIRP e Sincomercirios, o Sindicato dos Empregados no Comrcio de Ribeiro Preto cuja funo ser de acompanhamento da realizao dos eventos.
Outro ponto regulamentado se refere obrigatoriedade dos expositores manterem por noventa dias aps o trmino da feira, um local na cidade, adequado para atender reclamaes, prestar assistncia ou realizar trocas. O objetivo resolver problemas relativos quantidade, qualidade ou composio do produto ou servio adquirido na feira, de acordo com o Cdigo de Defesa do Consumidor.
"O objetivo deste projeto um s, moralizar e regulamentar as feiras itinerantes. No estamos e no queremos proibir, mas elas devem cumprir as leis que os comerciantes da cidade cumprem, com alvars de funcionamento e informando previamente os rgos fiscalizadores, por isso a necessidade de uma legislao. Os comerciantes locais, que pagam aluguel, impostos e geram empregos so prejudicados. Portanto, a legislao foi alterada para que os direitos e deveres sejam justos", finalizou Rodrigo Simes.

Fonte: ACIRP - 13/07/2017

Seg-Qui: 08h10 às 18h00