JUCESP ESCRITÓRIO REGIONAL LOCAÇÃO DE SALAS ORIENTAÇÃO JURÍDICA QUEM INDICA GANHA MAIS PAE PESQUISAS PROGRAMA DE ESTÁGIO PROGRAMA EMPREENDER RELAÇÕES INTERNACIONAIS SEGUROS

Ribeiro Preto registra dficit de 5 mil empregos nos ltimos dez anos

A ACIRP - Associao Comercial e Industrial de Ribeiro Preto, por meio do Ncleo de Inteligncia, realizou um amplo estudo referente ao Mercado de Trabalho na cidade nos ltimos dez anos e constatou que entre 2007 e 2017 a cidade registrou um dficit de 5 mil postos de trabalho.
"Nossa anlise contextualiza os nmeros mostrando que, nos ltimos dez anos, as vagas de emprego no acompanharam o crescimento da populao economicamente ativa. A crise econmica tambm uma explicao, pois desencadeou uma diminuio de empregos muito grande", explica Gabriel Couto, economista da ACIRP e coordenador do Ncleo de Inteligncia.
Para Antnio Vicente Golfeto, diretor do Instituto de Economia Maurlio Biagi da ACIRP, os dados tambm indicam que grande parte da populao est se encaminhando para o empreendedorismo ou para a informalidade. "O desemprego dispara o gatilho do empreendedorismo. Quando o empregado um empreendedor, a economia ganha impulso. Mas quando o desempregado no empreendedor, acontece um fracasso previsto. Ele no queria criar uma empresa. Ele queria ter um emprego", analisa Golfeto.
E completa: "Ribeiro Preto - e o Brasil como um todo - viveu dois apages, que foi o que uniu o pico do desenvolvimento, como o grfico mostra, e o pico da recesso. Houve apago de mo de obra no primeiro caso e apago de emprego no segundo. A melhor poltica social ainda uma economia que cria emprego", avalia Golfeto.
O Boletim Mercado de Trabalho completo pode ser acessado no Portal da ACIRP atravs deste link:

Fonte: ACIRP - 07/02/2018