Boa Vista SCPC: recuperao de crdito cresce 0,3% em fevereiro

O indicador de recuperao de crdito - obtido a partir da quantidade de excluses dos registros de inadimplentes da base da Boa Vista SCPC - apontou crescimento em fevereiro de 0,3% na comparao mensal com ajuste sazonal. J na anlise acumulada em 12 meses, houve queda de 0,3% (maro de 2017 at fevereiro de 2018 frente aos 12 meses antecedentes). Na comparao com o mesmo ms de 2017 a alta foi de 3,7%.
Em termos regionais, na comparao acumulada em 12 meses, observou-se alta na regio Sul (5,6%) e Sudeste (0,5%). Em sentido oposto, a regio Nordeste foi o destaque negativo (-5,6%), seguido do Norte (-3,6) e Centro-Oeste (-2,0%).
Apesar da queda no acumulado em 12 meses, algumas regies j conseguiram reverter suas tendncias ao longo do ltimo ano, efeito ligado ao gradual aumento da atividade econmica e melhoria do mercado de trabalho. Caso esse cenrio continue, espera-se convergncia da recuperao de crdito para as demais regies a nveis positivos ao longo do ano.

Metodologia
O indicador de recuperao de crdito elaborado a partir da quantidade de excluses dos registros de dvidas vencidas e no pagas informados anteriormente Boa Vista pelas empresas credoras. As sries tm como ano base a mdia de 2011 = 100 e passam por ajuste sazonal para avaliao da variao mensal. Em janeiro de 2014 houve atualizao dos fatores sazonais e reelaborao das sries dessazonalizadas, utilizando o filtro sazonal X-12 ARIMA, disponibilizado pelo US Census Bureau.
A srie histrica do indicador est disponvel em:

SOBRE A BOA VISTA SCPC
A Boa Vista SCPC a gigante do segmento de inteligncia analtica sobre consumidores e empresas.
Com mais de 60 anos de atuao e reconhecimento nos servios prestados, desde a origem do SCPC (Servio Central de Proteo ao Crdito), referncia em solues de crdito, score, marketing, gesto de riscos e fraudes entre outros servios que estimulam a rentabilidade das empresas.
Um dos grandes diferenciais da Boa Vista SCPC a transformao de dados de pessoas fsicas e jurdicas em informaes inteligentes para o mercado. Para isso, combina tecnologia e inovao, criando solues analticas que do segurana nas avaliaes de crdito e decises de negcios.
A Boa Vista pioneira em iniciativas marcantes para o consumidor brasileiro. Entre elas se destacam as campanhas de renegociao de dvidas, a auto consulta gratuita de CPF pela internet e o monitoramento para proteo a fraudes. Alm disso, a Boa Vista tambm inovou ao informar o score, uma pontuao que permite avaliar se o consumidor ou no um bom pagador, hoje, disponvel gratuitamente pela internet em www.consumidorpositivo.com.br.
A Boa Vista SCPC precursora do Cadastro Positivo, que apresenta s empresas credoras o histrico de pagamentos honrados pelos consumidores, aumentando suas chances de conseguirem crdito no mercado.
Todas essas inovaes reforam a liderana da Boa Vista em servios ao consumidor e em ser a parceira ideal nas decises de negcios e em todo o ciclo de crdito.
www.boavistascpc.com.br

Fonte: Boa Vista SCPC - 12/03/2018