Cresce inteno de comprar presentes para o Dia das Mes, segundo pesquisa da Boa Vista SCPC

Cresce de 67% para 72% a inteno do consumidor em comprar presentes para este Dia das Mes em 2018, na comparao ao ano passado, segundo a pesquisa de Hbitos de Consumo para o Dia das Mes, da Boa Vista SCPC. Realizada ao longo do ms de abril, com mais de 1200 respondentes de todo o pas, a apurao tambm constatou que aproximadamente 1/3 dos consumidores pretendem gastar mais em relao ao valor gasto em 2017. 47% gastaro o mesmo valor e 21% pretendem gastar menos este ano. A imagem abaixo contm os detalhes.
Fonte: Boa Vista SCPC
Tambm de acordo com a pesquisa da Boa Vista, itens como eletrodomsticos e de entretenimento registraram um crescimento na inteno de compra em 2018, passando de 11% para 16% e de 8% para 12%, respectivamente. Mas a preferncia da maioria continua sendo os itens de uso pessoal para presentear as mes, como vesturio, calados e cosmticos, que correspondem a 57%.
Na comparao ao ano anterior, permanece inalterado o valor mdio pretendido para gastar com os presentes para o Dia das Mes, de R$ 196. Quando comparada a faixa de valores pretendidas, 54% pretendem gastar no mximo R$ 100. Outros 21% entre R$ 101 a R$ 200, 15% entre R$ 201 a R$ 600, e apenas 10% acima destes valores.
Ainda de acordo com a pesquisa, 66% dos respondentes disseram que pretendem comprar apenas um presente nesta data e outros 34% compraro mais de um presente. 96% informaram que iro presentear as mes, 18% a sogra e 17% as avs (crescimento de 10 p.p. em relao 2017).
31% dos consumidores levaro em conta a necessidade e utilidade do presente no momento da compra. Outros 30% o desejo das mes, depois o preo (23%), a qualidade (14%) e a marca (2%).
86% dos consumidores iro comprar os presentes de Dia das Mes em lojas fsicas (destes, 49% em lojas de rua). Outros 35% recorrero s lojas de shoppings e 15% grandes magazines.
68% iro comprar o presente do Dia das Mes e pagar vista (9p.p. inferior a 2017). Pouco mais da metade de quem pretende comprar vista ir pagar em dinheiro. 30% utilizaro o carto de dbito (era 39% em 2017) e 14% uso do carto de crdito com parcela nica (aumentando de 8% para 14%).
A pesquisa tambm identificou que cresceu em 9p.p. em comparao a 2017, o percentual de consumidores que iro comprar o presente do Dia das Mes e pagar de forma parcelada (de 23% para 32%). Destes, 88% utilizaro o carto de crdito, 7% o carn, 3% o boleto e 2% o dbito programado.
28% dos consumidores no iro comprar presentes para comemorar esta data em 2018. 47% deles alegam porque esto endividados ou sem condies financeiras, 19% desempregados (5p.p. acima em relao ao ano passado), 17% por falta de hbito de presentear na data e 17% por outros motivos.
Perfil dos respondentes
Na pesquisa da Boa Vista sobre os Hbitos de Consumo para o Dia das Mes, 59% dos respondentes so mulheres. 79% dos consumidores concentram-se na faixa etria entre 24 a 34 anos. 39% moram na regio Sudeste. 57% dos consumidores que responderam pesquisa so solteiros. 57% dos consumidores so economicamente ativos e esto empregados no mercado formal de trabalho. Outros 10% so autnomos (informais) e 33% no esto economicamente ativos.

Metodologia
A pesquisa sobre os Hbitos de Consumo para o Dia das Mes, da Boa Vista SCPC, foi realizada de modo quantitativo, por meio de sondagem via internet (questionrio eletrnico), no perodo de 05 a 28 de abril de 2018. Foram entrevistados consumidores residentes nas principais capitais brasileiras, que acessaram ou no o site www.consumidorpositivo.com.br da Boa Vista. Amostra: 1.200 respondentes. Leitura dos resultados: 95% de grau de confiana e margem de erro de 2,8%.

SOBRE A BOA VISTA SCPC
A Boa Vista uma empresa brasileira que alia inteligncia analtica alta tecnologia para transformar dados em solues para os desafios de clientes e consumidores.
Criada h mais de 60 anos como SCPC (Servio Central de Proteo ao Crdito), tem contribudo significativamente para o desenvolvimento da atividade de crdito no Brasil, ajudando o Pas a estabelecer uma relao de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.

Fonte: Boa Vista SCPC - 08/05/2018