O novo chefe da Polcia Federal

A Delegacia Regional da Polcia Federal de Ribeiro Preto tem novo "xerife". Nesta sexta-feira, 10 de maio, tomou posse no cargo o delegado Fernando Augusto Battaus, que ser responsvel pela metrpole e outras 61 cidades que compem a regio noroeste do Estado de So Paulo. Assume o comando no lugar de Edson Geraldo de Souza, transferido para comandar a unidade de Campinas, onde a jurisdio da PF abrange 60 municpios e tambm o Aeroporto Internacional de Viracopos.
Battaus, de 44 anos, natural de Olmpia, na regio de So Jos do Rio Preto. Graduado em Direito, entrou para a corporao em 2003, vindo para Ribeiro Preto em 2005 onde permaneceu at 2014. Em seu discurso de posse, afirmou que um prazer retornar cidade e que continuar trabalhando para que a Polcia Federal alcance mais xito do que tem conseguido no combate ao crime e corrupo na cidade.
Ela estava na chefia da PF em Araraquara. casado e pai de dois filhos. Formado pela Faculdade de Direito da Universidade de So Paulo (USP), ingressou nos quadros do Departamento de Polcia Federal no ano de 2003, tendo trabalhado nas delegacias de Dourados (MS), Ribeiro Preto e Marlia. Edson Geraldo de Souza, que ocupava a chefia local desde 2016, participou da cerimnia de transmisso de cargo.
Quem tambm esteve na Acirp para acompanhar a posse de Battaus foi o superintendente regional da PF em So Paulo, o nmero 1 da corporao no estado, Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho, que neste ano substituiu Disney Rosseti - foi nomeado novo diretor-executivo (Direx), segundo posto na hierarquia da direo-geral da PF, em Braslia.
Assim como Battaus e Souza, Almeida Filho tambm fez carreira em Ribeiro Preto - tomou posse como delegado em 1999 e passou a conduzir operaes e investigaes no interior paulista. Em 2009, assumiu a chefia da Delegacia de Ribeiro Preto, onde permaneceu at que Disney Rosseti o chamasse para um novo desafio.
Em 2016, assumiu o cargo de delegado regional executivo, segundo lugar na hierarquia da corporao, a convite de Disney Rosseti, at chegar ao topo na hierarquia da corporao, em maro deste ano. O prefeito Duarte Nogueira Jnior (PSDB) tambm prestigiou a posse de Fernando Augusto Battaus na sexta-feira.
Almeida Filho agradeceu ao delegado Edson Geraldo de Souza pelo brilhante trabalho frente da PF em Ribeiro Preto e desejou sucesso ao novo chefe regional. Souza lembrou a excelncia do trabalho da delegacia local, o prestgio e o reconhecimento dos profissionais em todo o pas. O modelo de eficincia da corporao no interior paulista ganhou fama e ficou conhecido como a "Repblica de Ribeiro Preto".
"Em 2008, elaboramos um documento, chamado de marco zero, e nele estabelecemos tudo de necessrio para que a Polcia Federal evolusse. No havia nenhum estudo na PF deste tipo em lugar algum do pas e fomos os primeiros a lanar e participar disso", ressaltou o ex-chefe da PF, em Ribeiro Preto. De acordo com ele, o resultado foi um planejamento anual onde ficou estabelecido como a Polcia Federal atenderia a cidade.
"Ns formamos uma equipe to fechada, sob o comando do doutor Lindinalvo Alexandrino de Almeida Filho, que conseguimos tornar Ribeiro Preto uma referncia nacional. Essa uma grata satisfao que ns temos, eu tenho certeza que no preciso dizer as operaes que ns fizemos aqui nesta forma de evoluo, e encontramos muitos parceiros em todas as esferas dos Poderes Executivo, Legislativo e Judicirio, bem como na sociedade civil organizada, para alcanar os objetivos", disse Edson Geraldo de Souza.
Para o novo chefe da Delegacia da PF em Ribeiro Preto, Fernando Augusto Battaus, no rol das atribuies da corporao esto o combate ao trfico de drogas, crime de descaminho, desvio de recursos pblicos, abuso sexual e infantil. "Todavia, um crime em particular preocupa a sociedade brasileira e, sem dvida, causa primeira e fundamento secular do atraso econmico e social de nosso pas, que a corrupo. A represso a esse mal deve ser permanente. A PF, com a mais absoluta certeza, no ir se apequenar frente a esta situao", garante.
Segundo o prefeito Duarte Nogueira, "a Polcia Federal em Ribeiro Preto, h um bom tempo, seja do ponto de vista regional ou local, j deu sinais concretos desta nova era e deste momento de mudanas pelo qual o pas est passando". "O momento exige trs qualidades do cidado brasileiros em todos os lugares onde ele estiver. Primeiro, vida prtica experimentada no trabalho. Segundo, currculo em permanente processo de aprendizado, sintonizado com esse mundo tecnologicamente aprimorado. Em terceiro, cidado de vida ilibada", completou.

Fonte: Jornal Tribuna Ribeiro - 13/05/2019