Ter acesso a informaes sobre a vida financeira um direito do consumidor

O portal Consumidor Positivo (www.consumidorpositivo.com.br), da Boa Vista SCPC, "permite a qualquer cidado cultivar uma vida financeira saudvel consultando informaes de qualidade e ainda verificar se seu nome ou CPF tm alguma pendncia financeira; se prevenir contra fraudes ao informar a perda, roubo ou furto de documentos e cheques; conhecer seu score e se atualizar com dicas sobre educao financeira para que cuide bem do seu dinheiro e utilize o crdito de forma consciente", destaca Pablo Nemirovsky, superintendente de Servios ao Consumidor da empresa.
Ao propiciar ao cidado a consulta de seus dados, o portal Consumidor Positivo segue risca o que diz o artigo 43, do Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC), que estabelece que "o consumidor ter acesso s informaes existentes em cadastros, fichas, registros e dados pessoais e de consumo arquivados sobre ele, bem como sobre as suas respectivas fontes". O Cdigo de Defesa do Consumidor completa no dia 11 de maro 27 anos de entrada em vigor, e trata-se de um complexo de normas de proteo e defesa dos consumidores, entre as quais se encontram o direito em relao aos arquivos de consumo.
Os dados de consumidores que esto nos cadastros da Boa Vista SCPC, conforme explica Nemirovsky, pertencem aos prprios consumidores, mas o mercado pode utiliz-los para efetuar anlises de crdito. Estas so razes suficientes para que o cidado tenha acesso a eles, inclusive para controlar seu perfil e, assim, tomar as melhores decises financeiras. "No portal Consumidor Positivo tudo disponibilizado de forma clara e transparente e as consultas ao CPF e ao score de crdito so gratuitas", acrescenta o superintendente.
Ainda no portal Consumidor Positivo, qualquer pessoa pode realizar a autoconsulta de CPF para verificar se h dvidas em seu nome com informaes dos credores, e ainda conhecer seu score (pontuao de crdito), se cadastrar no Radar Pessoal para receber periodicamente informaes sobre alteraes em seu CPF, e aproveitar as dicas financeiras para sair do vermelho e organizar um oramento domstico. possvel tambm aderir ao Cadastro Positivo e ver a relao de postos de atendimento presencial.
O objetivo final com esse trabalho da Boa Vista que o cidado entenda como ele visto no mercado de crdito e, assim, tenha sade financeira para realizar seus sonhos. Caso acontea algo de errado no meio do caminho, passvel de ocorrer com qualquer pessoa, pode contar com este auxlio para saber como agir para resgatar seu nome.
Novidades em termos de informao e interao para facilitar a vida do consumidor sero includas este ano no Consumidor Positivo. Entre elas, diz Nemirovsky, o uso de tecnologia mais avanada que ir melhorar a plataforma de renegociao de dvidas, e melhorar ainda mais as interaes do consumidor com a Boa Vista. "Estamos sempre buscando solues para ampliar os meios de acesso do consumidor a suas informaes, a produtos e servios que, com certeza, possibilitam uma relao de crdito mais equilibrada, saudvel e transparente entre consumidores e credores", complementa o superintendente.
Aniversrio do Cdigo de Defesa do Consumidor
A lei que instituiu o Cdigo de Defesa do Consumidor foi assinada h 27 anos, no dia 11/09/1990, mas s entrou em vigor seis meses depois, em 11/03/1991, o que acabou por transformar o ms de maro como um perodo especial para o consumidor brasileiro.
Isso porque, no dia 15 se comemora o Dia Mundial do Consumidor, data instituda pela Assembleia Geral das Naes Unidas (ONU) que teve como base o discurso do ento presidente John F. Kennedy (15 de maro de 1962) ao Congresso americano, quando, pela primeira vez, houve uma manifestao pblica em defesa dos consumidores. A mensagem de Kennedy impactou o mundo todo e movimentos favorveis ao consumidor comearam a surgir por todos os continentes.
Para completar as comemoraes de maro, no dia 16 o Dia do Ouvidor, institudo pela Lei n 12.632/2012. O trabalho de ouvidoria garantir e dar voz, tanto interna quanto externa, ao cidado, ao consumidor e ao funcionrio. Desta forma, o ouvidor transforma cada manifestao em ferramenta de gesto, recurso precioso para garantir um servio ou produto de excelncia.

SOBRE A BOA VISTA SCPC
A Boa Vista SCPC a gigante do segmento de inteligncia analtica sobre consumidores e empresas.
Com mais de 60 anos de atuao e reconhecimento nos servios prestados, desde a origem do SCPC (Servio Central de Proteo ao Crdito), referncia em solues de crdito, score, marketing, gesto de riscos e fraudes entre outros servios que estimulam a rentabilidade das empresas.
Um dos grandes diferenciais da Boa Vista SCPC a transformao de dados de pessoas fsicas e jurdicas em informaes inteligentes para o mercado. Para isso, combina tecnologia e inovao, criando solues analticas que do segurana nas avaliaes de crdito e decises de negcios.
A Boa Vista pioneira em iniciativas marcantes para o consumidor brasileiro. Entre elas se destacam as campanhas de renegociao de dvidas, a auto consulta gratuita de CPF pela internet e o monitoramento para proteo a fraudes. Alm disso, a Boa Vista tambm inovou ao informar o score, uma pontuao que permite avaliar se o consumidor ou no um bom pagador, hoje, disponvel gratuitamente pela internet em www.consumidorpositivo.com.br.
A Boa Vista SCPC precursora do Cadastro Positivo, que apresenta s empresas credoras o histrico de pagamentos honrados pelos consumidores, aumentando suas chances de conseguirem crdito no mercado.
Todas essas inovaes reforam a liderana da Boa Vista em servios ao consumidor e em ser a parceira ideal nas decises de negcios e em todo o ciclo de crdito.
www.boavistascpc.com.br

Fonte: Boa Vista SCPC - 09/03/2018