Confira as sete dicas da Boa Vista SCPC para a compra do presente do Dia das Mes

A compra do presente para as mes tambm deve ser um ato de responsabilidade financeira. Por isso, a rea de Servios ao Consumidor da Boa Vista SCPC preparou algumas dicas, j que o Dia das Mes se aproxima e muita gente pretende ir s compras para no deixar a data passar em branco.

Dica n 1: certo que as mes merecem todo carinho no dia que s delas, mas isso no pode impactar no oramento domstico. Comprar algo que no pode ser pago pode afetar toda a famlia. E isso ningum quer, afinal, a data de comemorao e no para criar problemas.

Dica n 2: Antes de sair s compras d uma olhada no oramento domstico e verifique qual a disponibilidade de dinheiro para a compra do presente. Se o saldo estiver baixo, calcule em quantas vezes o presente pode ser parcelado ou, ento, escolha algo que pode ser pago com o que se tem. Se a opo for dividir em prestaes, no esquea de lanar os valores nos meses seguintes no oramento. Segundo Pablo Nemirovsky, superintendente de Servios ao Consumidor da Boa Vista, no portal Consumidor Positivo da Boa Vista possvel fazer o download da cartilha do Oramento Domstico, na qual h dicas para economizar e ter uma vida financeira mais saudvel. Confira no link: www.consumidorpositivo.com.br/educacao-financeira
Para quem no controla o que entra e o que sai do oramento em uma planilha, tambm possvel encontrar dicas de como elabor-la no portal Consumidor Positivo. No link a seguir h o passo a passo de como construir o oramento e um modelo para controlar os gastos:http: www.consumidorpositivo.com.br/educacao-financeira/o-que-e-orcamento-domestico

Dica n 3: Se a opo for por fazer uma compra parcelada, verifique se h alguma pendncia no CPF, no portal Consumidor Positivo, para evitar a recusa da venda por ter o nome negativado. "O servio oferecido pela Boa Vista SCPC gratuito e nele possvel saber o valor em aberto, o nome do credor e o telefone de contato, alm de consultar qual o score, a pontuao de crdito", informa Nemirovsky. O link de acesso : www.consumidorpositivo.com.br/consulta-cpf-gratis

Dica n 4: Pesquise os preos do que pretende comprar. Em pocas de grande apelo comercial eles costumam variar consideravelmente, e desconfie de preos "milagrosos".

Dica n. 5: Se a opo for comprar em loja on-line, certifique-se de que a empresa realmente existe. No faltam no mercado golpistas que criam lojas virtuais em pocas de grandes vendas. Para verificar a idoneidade, olhe na prpria pgina da loja na internet se h informao do CNPJ e os canais de contato (como endereo, telefone ou e-mail). Entre no site do Procon-SP e veja se a loja no est na lista "Evite esses sites". A compra nessas lojas frustrao e prejuzo na certa.

Dica n. 6: Se a loja for conhecida, procure digitar o endereo do site, chamado de URL, em seu equipamento. Copiar endereos on-line pode levar para lojas falsas, criadas por golpistas que passam a sensao de que se est comprando na loja oficial, mas s esto de olho no seu dinheiro. Ainda na compra on-line, prefira fazer o pagamento com carto de crdito. Caso ocorra problemas, pea o cancelamento para a administradora do carto de crdito. E no deixe de imprimir (ou salvar) as pginas da compra, inclusive as que detalham o produto (preo, prazo de entrega etc.) e confirmam a efetivao da compra.

Dica n. 7: Se por algum motivo houver a necessidade de troca do presente, saiba que a loja no obrigada a trocar o produto caso no apresente defeito. Mas se for lhe ofertada essa possibilidade no ato da compra, confira se essa informao est colocada na nota fiscal ou em algum outro documento, como o contrato de compra, por exemplo.

De acordo com o superintendente da Boa Vista, se a troca for necessria em razo de defeito, saiba que pode esperar at 30 dias para ter de novo o produto em mos, conforme determina o artigo 18 do Cdigo de Defesa do Consumidor. Ainda na situao de defeito, s h o direito de pedir o dinheiro de volta ou exigir a troca se a empresa no fizer o reparo em um ms. Essas regras tambm valem para compra em lojas virtuais. Mas na compra on-line tem garantido o direito de arrependimento. possvel devolver o produto com defeito ou no no prazo de sete dias da data do recebimento.

SOBRE A BOA VISTA SCPC
A Boa Vista uma empresa brasileira que alia inteligncia analtica alta tecnologia para transformar dados em solues para os desafios de clientes e consumidores.
Criada h mais de 60 anos como SCPC (Servio Central de Proteo ao Crdito) tem contribudo significativamente para o desenvolvimento da atividade de crdito no Brasil, ajudando o Pas a estabelecer uma relao de consumo mais equilibrada entre empresas e consumidores.
A Boa Vista precursora do Cadastro Positivo, banco de dados com informaes sobre o histrico de pagamentos, que deixa a anlise de crdito mais justa e acessvel.
Pioneira tambm em servios ao consumidor, a Boa Vista responde por iniciativas que cooperam com a sustentabilidade econmica dos brasileiros, como a consulta do CPF com score, dicas de educao financeira e parcerias para negociao de dvidas. Tudo disponvel de forma simples, rpida e segura no portal consumidorpositivo.com.br.
Atualmente referncia no apoio tomada de deciso em todas as fases do clico de negcios: prospeco, aquisio, gesto de carteiras e recuperao.
Dados esto em toda parte. O que a Boa Vista faz usar inteligncia analtica para transform-los em respostas e solues s necessidades e desejos dos consumidores e empresas.
www.boavistascpc.com.br

Fonte: Boa Vista SCPC - 04/05/2018